Poupança Jovem: Era Bom Para Ser Verdade

Alunos decepcionados exigem seus direitos

Wilson Albino Pereira

Marcelo Ferreira 

O Programa Poupança Jovem foi um projeto inovador do Governo de Minas Gerais, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e, criado pelo Decreto nº 44476, de 06 de março de 2007, e regulamentado pelo Decreto nº 44548, de 22 de junho de 2007, tendo os seguintes objetivos: apoiar estudantes do Ensino Médio matriculados em escolas estaduais de áreas menos favorecidas, combater vulnerabilidade social, possibilitar o desenvolvimento pessoal, inserir o jovem no mercado de trabalho, gerair renda, estimular o estudante na realização de planejamentos, diminuir o abandono escolar em localidades onde os índice de violência era alarmante. 
Sete escolas foram contempladas em Esmeraldas. Se por um lado Projeto ascendeu a esperança, por outro, representa só mais uma mentira do Governo. Muitos alunos, que concluíram os estudos nos últimos três anos, nem em sonho viram a cor do dinheiro prometido. 
Monaliza Andreza, 20 anos, se diz indignada. “Assinei o contrato, fiz minha parte e fui enganada” Declara. “O dinheiro seria investido em cursos, mas não cumpriram a promessa. Cadê os nossos direitos? Cadê o nosso dinheiro?” questiona. 


Lucas dos Santos Valadares, 23 anos, afirma que o sentimento é de Revolta. ”Até teatro para homenagear prefeito a turma fez”, alega. “concluí os estudos em 2015, e, desde esta época não tive nenhuma informação concreta a respeito desse assunto”, Confirma. “Os atendentes informam telefones e sites que não existem, e o prazo para que o Governo cumpra o combinado está próximo do fim”, desabafa.  
A equipe do Jornal Daqui esteve na sede do Poupança Jovem em Esmeraldas, e, ouvimos da Coordenação o  seguinte parecer: “Não há qualquer novidade relacionada ao assunto”. Nossa equipe constatou, inclusive, que os funcionários estavam sem receber o pagamento há quatro meses.     

 

Leave a comment